Todo mundo está acostumado a ver o planeta Terra como um globo mais ou menos do tamanho de uma bola de basquete. Pelo menos nas aulas de geografia. Se isso parece ruim, imagine quando a gente tem que visualizar essa forma esférica em um mapa, que nada mais é do que um pedaço de papel plano. Complicou?
Um dos grandes desafios enfrentados por cartógrafos é transformar o globo terrestre em um mapa dimensional. Para que isso seja feito, usa-se o método da projeção, que resulta em diversos tipos de distorções, especialmente ao exagerar no tamanho de países que ficam próximos aos polos – caso dos Estados Unidos, Rússia e do continente europeu, enquanto aqueles mais próximos à Linha do Equador têm seus tamanhos reduzidos.
Levando todo esse blá-blá-blá em conta, dois caras resolveram botar a cachola para funcionar e criaram um aplicativo que ajuda a sacar o tamanho real dos países ao redor do mundo. James Talmage e Damon Maneice encontraram inspiração em um episódio de uma série chamada The West Wing (old but gold!) para criar o The True Size of…
Agora, todo mundo vai saber que, apesar de a Groelândia aparecer gigante nos mapas, ela tem 2.1 milhão de metros quadrados – quase 14 vezes menor do que a África, que tem 30.2 milhões de metros quadrados.
E que a Rússia, que ocupa quase metade do mapa com seus 17.1 milhões de metros quadrados, é na verdade um pouco menor que a América do Sul com 17.8 milhões de metros quadrados.
Acesse aí e veja com seus próprios olhos. Depois dessa, as aulas de geografia nunca mais serão as mesmas.