Antes de mais nada, a coisa mais importante que qualquer pessoa precisa saber sobre o pintor Vincent van Gogh é que ele era O CARA.
Dito isso, vamos aos 10 fatos que você deveria saber sobre ele:
1. O peso de um nome
Nascido em 30 de março de 1853, em Groot-Zundert, Holanda, Vincent van Gogh recebeu o nome de seu avô e também de seu irmão mais velho, que nasceu um ano antes do pintor nascer.
2. Nunca é tarde para começar
Vincent só começou a pintar aos 27 anos, já que antes disso ele estudou Teologia e pensou em seguir os passos do pai, Theodorus, um pastor.
3. Falta de dinheiro não significa falta de criatividade
Sem grana para pagar modelos no início da carreira, Van Gogh pintava mendigos, flores, paisagens e ele mesmo, com a ajuda do espelho.
4. Um homem de saúde frágil
Vítima de uma doença neurológica crônica, epilepsia do lóbulo temporal, o pintor tinha ataques epiléticos frequentes.
5. O drama da orelha cortada
Van Gogh nunca arrancou a orelha, como as pessoas costumam aumentar e inventar. Na verdade, ele cortou apenas o lóbulo da orelha esquerda depois de atacar seu amigo, o pintor Paul Gauguin, durante um de seus ataques.
6. A Noite Estrelada
Seu quadro mais famoso, A Noite Estrelada pertence ao acervo do museu Metropolitan, de Nova York. Ele foi pintado enquanto Van Gogh estava internado em um sanatório de Saint-Remy-de-Provence, na França.
7. Uma década de pura genialidade
Em apenas 10 anos, Van Gogh pintou cerca de 900 quadros.
8. Morte inexplicada
Há quem acredite que Van Gogh atirou em si mesmo em um campo de trigo em Auvers, na França. Ele morreu 2 dias depois, aos 37 anos. Outra teoria diz que ele teria sido vítima de uma bala perdida. Suas últimas palavras foram “A tristeza irá durar para sempre”.
9. Pintura matemática
Assim como Leonardo Da Vinci, a pintura de Vincent van Gogh também contém princípios matemáticos. No caso do holandês, várias de suas obras representam visualmente a turbulência, um princípio matemático altamente complexo e (ainda) sem solução.
10. Reconhecimento póstumo
Ao longo dos 10 anos em que pintou, Van Gogh vendeu apenas uma tela – provavelmente comprada a pedido de seu irmão, Theo, que era marchand. A fama viria tardiamente, depois que o pintor já estava morto.