É provável que em algum momento de sua vida você, ou alguém que você conhece, já tenha usado a expressão “xing ling” para falar de algum produto “genérico”, muito provavelmente importado da China.
Em se tratando de eletrônicos, há grandes chances de o seu “xing ling” ter sido fabricado em uma das fábricas localizadas nos arredores de Shenzhen, na China, responsável por quase 90% dos produtos disponíveis para consumo no mundo. E não só o genérico: é lá que também está instalada a Foxconn, que fabrica tablets, consoles, celulares e computadores para grandes marcas como Apple, Microsoft, Dell e Sony.
Mas, voltando aos genéricos, pense em todo aquele lixo eletrônico que costumamos comprar em camelôs e afins, coisas que não sabemos e nem queremos saber de onde vem. Pois é, elas há 90% de chances de elas virem de Shenzhen.
Caso você queira se aprofundar no assunto, para saber como são as (extremas) condições de trabalho dos funcionários das fábricas de Shenzhen, vale dar uma olhada na matéria de Tim Maughan, da Vice, que esteve por lá para um “choque de realidade”.