COMPARTILHAR

Em Darvaz, no Turcomenistão, há uma cratera que ficou conhecida como o lugar mais assustador da Terra. Tudo por conta das chamas que parecem engolir seus 70 metros de diâmetro, o que rendeu ao local o singelo apelido de Porta para o Inferno.

Desde 1971, as chamas têm queimado continuamente, graças aos ricos depósitos de gases naturais. Para completar o clima diabólico, o cheiro de enxofre é inebriante.

O local foi descoberto por engenheiros da antiga União Soviética, que acreditavam ter descoberto um campo de petróleo. Durante as escavações, eles encontraram uma enorme caverna subterrânea, que também guardava uma grande quantidade de gás tóxico.

Conforme as escavações seguiram, o solo cedeu e uma enorme cratera foi aberta, engolindo equipamentos e liberando os gases tóxicos, inclusive metano. Para impedir que estes gases continuassem sendo liberados, os engenheiros decidiram queimá-lo.

O que deveria queimar por apenas alguns dias, entretanto, segue alimentando as chamas há pelo menos 45 anos, sem previsão de até quando elas continuarão a arder, já que é impossível saber quanto gás está armazenado no local.

Saca só a Porta do Diabo em ação: