Alguns deles parecem joias. Outros, parecem ter saído diretamente de uma loja de doces. Fato é que estes cogumelos podem ser tão perigosos quanto são bonitos.
1. Leratiomyces
O gênero Leratiomyces conta com 12 espécies, mas esta ainda é considerada bastante recente, tendo sido registrada pelo fotógrafo Steve Axford, na Austrália.
2. Rhodotus Palmatus
Com um emaranhado de veias rosadas, o cogumelo conhecido como pêssego enrrugado também é bastante difícil de ser encontrado, uma vez que nem todos de sua espécie desenvolvem a característica das veias.
3. Hydnellum Peckii
Também conhecido como dente sangrento ou ainda dente do diabo, este cogumelo chama a atenção por liberar uma seiva vermelha, que costuma assustar muita gente. Seu consumo não é recomendado em função de suas propriedades anticoagulantes.
4. Clathrus Ruber
A cor vermelha e o cheiro desagradável rendeu a este cogumelo apelidos estranhos, como lanterna das bruxas e gaiola de bruxa. Geralmente, é encontrado em regiões mais frias e úmidas.
5. Panus Fasciatus
Entre os cogumelos, esta é uma das espécies mais fáceis de ser identificada graças a sua leve penugem.
6. Coprinus Comatus
O coprino-barbudo é considerado um fungo incomum porque ele é capaz de ficar preto e se dissolver em poucas horas depois de ser colhido.
7. Amanita muscaria
O Amanita muscaria tem uma aparência de desenho animado – fãs de Mario Bros. podem até reconhecê-lo do game. Este tipo de cogumelo, entretanto, está longe de ser inofensivo, já que conta com propriedades alucinógenas.