Reunimos 25 sugestões de filmes, séries, vídeos, livros, curiosidades e lugares para você aprender um montão sobre o Império Romano.
Tema de incontáveis filmes e livros, o Império Romano é um dos assuntos favoritos de quem curte história. É inegável o legado histórico, político, cultural e artístico que este período deixou na humanidade, e cuja herança ainda hoje pode ser percebida em diversos países.
.
Filmes e Séries
Roma
Primeira coisa que você deve saber sobre Roma: não é uma série para você assistir com seus pais. Dito isso, essa sensacional produção da HBO merece toda a sua atenção. A primeira temporada – infelizmente foram apenas 2 – começa em 52 a.C. e acompanha os soldados romanos Lucius Vorenus e Titus Pullo em acontecimentos que narram a queda da República e que levarão o nascimento de um Império.
Roma – 2ª Temporada
A segunda temporada tem início em 44 a.C, quando Júlio César é assassinado e a guerra civil ameaça destruir a República. Marco Antônio tenta consolidar seu poder, mas Otávio é o herdeiro nomeado por César.
Gladiador
A gente já falou sobre Gladiador aqui no GoBetaGo em nossa lista de filmes para quem é louco por história, mas não poderíamos deixá-lo de lado nesse Beta Kit. Em 180 d.C., o general romano Maximus é considerado o favorito do imperador Marco Aurélio para sucedê-lo, mas Commodus – filho do imperador – resolve não deixar isso barato, matando a família do comandante e transformando-o em um escravo, que depois se torna um gladiador.
Spartacus
https://www.youtube.com/watch?v=u_C21N1UabMSpartarcus é também uma série, mas vamos falar aqui do filme clássico da década de 1960 estrelado por Kirk Douglas, que interpreta um escravo que se torna gladiador e lidera uma revolta de escravos que abala o Império Romano. Spartacus é baseado em diversos personagens reais, mas que viveram em diferentes épocas.
A Queda do Império Romano
Dois dos principais personagens daqui são os mesmos de Gladiador, Marco Aurélio e Commodus. Só que o ponto de vista é outro, uma vez que vemos como Commodus se saiu após apressar a morte do pai e assumir o trono, dando início a um período decadente do Império Romano.
Satyricon
Um dos clássicos de Federico Fellini, Satyricon se passa na Roma do século I, quando dois amigos disputam a posse de um garoto que acaba ficando com um deles, levando o outro a uma tentativa de suicídio. O diretor pinta com exagero um retrato do cotidiano no Império Romano.
Para Ler
Em nome de Roma: Os conquistadores que formaram o Império Romano
Você sabe quem foram os generais que fizeram história no Império Romano? Os 15 mais importantes são o foco principal deste livro, assinado pelo historiador inglês Adrian Goldsworthy. Cada um dos capítulos é dedicado a um general, como Cipião Africano, que combinou um aparente misticismo com a determinação implacável, a Júlio César, o aristocrata carismático e agressivo.
Declínio e Queda do Império Romano
Considerado um verdadeiro clássico, Declínio e Queda do Império Romano foi publicado em 6 volumes, entre 1776 e 1778. A obra abrange três grandes períodos: da época de Trajano e dos Antoninos (c. 100 d.C.) à extinção do império romano do Ocidente, com a conquista de Roma por Alarico em 410; do reinado de Justiniano no Oriente ao estabelecimento do Sacro Império Germânico por Carlos Magno; e, por fim, do renascimento do império no Ocidente à tomada de Constantinopla.
Declínio e Queda do Império Romano, Edward Gibbon, Companhia das Letras, 608 páginas
O Livro das Curiosidades Romanas
A partir de cartas e documentos dos territórios que já fizeram parte do Império Romano, este livro reúne relatos sobre temas cotidianos do Império Romano, que vão desde a criação dos filhos, casamentos e divórcio, o arranjo de noivados em tenra idade, a busca pela beleza através de cosméticos e a força que a mulher possuía em conduzir uma relação dentro de sua casa..
O Livro das Curiosidades Romanas, J.C. Mackeown, Gutenberg, 240 páginas
O Império Romano
Quais foram os traços dominantes do Império Romano? As personalidades capitais que marcaram a história das suas dinastias sucessivas? As realizações que ilustraram o seu apogeu e as fraquezas que conduziram ao seu declínio? Estas são algumas das perguntas que este livro busca responder.
O Império Romano, Pierre Grimal, Edições 70, 192 páginas
História de Roma: da Fundação à Queda do Império
Antes de entender o Império Romano, é preciso contextualizar o que levou a seu surgimento. Para isso, é preciso conhecer a história de Roma. Fugindo do academismo, Indro Montanelli transforma a solene história de Roma em algo acessível e até mesmo divertida.
História de Roma: da Fundação à Queda do Império, Indro Montanelli, Edições 70, 328 páginas
Para assistir no YouTube
Construindo um Império – Roma
Ganhador do prêmio Emmy em 2006, este documentário do History Channel conta a incrível história do Império Romano, destacando os feitos de engenharia, como a Muralha de Adriano, Ponte de César, Coliseu, aquedutos, Panteão e Termas de Caracalla, entre outros.
Grandes Civilizações – Império Romano
De um jeito bastante conciso e didático, este episódio da série Grandes Civilizações mostra a ascensão e queda do Império Romano.
Discovery na Escola – Roma Antiga
Este documentário proporciona uma visita a Roma desde suas origens, que começam com a lenda de Rômulo e Remo, até o início do Império Romano. Com este vídeo é possível entender como esta civilização foi capaz de dominar parte do mundo durante séculos.
O Império Romano – Episódio #1 – A Primeira Guerra Barbara
Série do canal History Channel, o primeiro episódio é dedicado à Primeira Guerra Bárbara, quando Roma tem de decidir entre a ditadura ou a aniquilação.
The Roman Empire. Or Republic. Or…Which Was It?
Resuminho bacana do canal Crash Course que mostra exatamente como Roma passou de República a Império.
Lugares
Existem ruínas romanas espalhadas por todo a região do mediterrâneo, incluindo países do norte Africano e Oriente Médio, além de boa parte da Europa ocidental.
Itália
É um pouco óbvio, mas se você quer conhecer algumas ruínas do Império Romano espalhadas pela Europa, o ponto de partida é a Itália, uma vez que Roma era o grande centro de tudo. Ainda é possível encontrar sítios históricos bem conservados, como é o caso do Coliseu, Fórum Romano, Ostia Antica, São Clemente e Termas de Caracalla, entre outros.
Grécia
O legado grego por si só torna a Grécia um incrível destino para quem curte história, mas tem muito mais. Afinal, o país conta com diversas ruínas do Império Romano, que narram alguns dos momentos mais memoráveis da humanidade. Para explorar a influência romana na Grécia, vale visitar o Teatro de Herodes Atticus e a Ágora Romana, em Atenas. Em Creta estão o Eleusis e Gortyna.
França
Se você se lembra das histórias de Asterix, certamente sabe que a França conta com uma enorme herança do Império Romano. A começar pela Cripta Arqueológica de Notre-Dame, que remonta os tempos em que Paris ainda era conhecida como Lutetia. Há, ainda, as termas romanas no Musee de Cluny, o anfiteatro Arenes de Lutece, além da Pont du Gard, Nimes Arena e o Teatro de Orange.
Grã-Bretanha
A Grã-Bretanha foi uma parte importante do Império Romano por centenas de anos e também guarda lugares importantes, como as Termas Romanas de Bath e a Muralha de Adriano, ao norte da Inglaterra, no que hoje é a fronteira com a Escócia. Há, também, os castelos de Portchester e Pevensey, além das vilas de Bignor, Lullingstone e North Leigh.
Portugal
Curiosidades
O Império Romano começou oficialmente em 27 a.C., quando o Senado atribuiu a Otávio o título de Augusto e decretou o fim da República. O período foi marcado por um intenso processo de expansão territorial, fazendo com que os romanos passassem de 1,5% da população mundial da época para 25%.
Os impostos parecem ruim e injustos nos dias de hoje? Pois você deve agradecer por não viver no Império Romano. Segundo as leis daquele período, basicamente tudo era passível de cobrança, até mesmo a urina coletada em latrinas públicas. O xixi era usado para várias coisas, entre elas curtir o couro.
Imperador entre os anos 37 e 41 d.C., Calígula entrou para a história graças à sua crueldade – ele condenou criminosos a serem comidos vivos por animais selvagens -, e também por sua moral duvidosa, já que foi acusado de ter cometido incesto com suas 3 irmãs. E não fi só isso: Calígula também nomeou seu cavalo, Incitatus, como cônsul.
Roupa tradicional durante o Império Romano, apenas os cidadãos romanos podiam vestir as togas, que eram feitas de lã. As cores e padrões contavam com significados específicos, que correspondiam às posições hierárquicas de seus usuários.
O Império Romano do Ocidente caiu em 476 d.C., enquanto o Império Romano do Oriente durou até 1453.