Como se já não bastasse transformar o planeta Terra em um verdadeiro lixão, os seres humanos que já estiveram por outras paradas cósmicas também têm o péssimo hábito de descartar o que não interessa por aí. Só na Lua, onde Neil Armstrong pisou pela primeira vez em 20 de julho de 1969, a lista de dejetos não poderia ser mais estranha.
Saca só o que é possível encontrar por lá:
96 bolsas de fezes e urina
Eca! É isso mesmo: se você queria saber para onde iam o xixi e o cocô dos astronautas da Apollo 11, é só olhar para a Lua. A decisão de deixar os dejetos por lá foi puramente matemática: Neil Armstrong e Buzz Aldrin precisavam trazer pedras lunares, então trocaram uma coisa pela outra, para evitar o sobrepeso na nave. E já tem até astrobiologistas de olho nessas fezes, querendo saber se as bactérias sobreviveram no espaço.
12 pares de botas espaciais
Além de seus dejetos, Neil Armstrong e Buzz Aldrin também deixaram 100 objetos, entre eles 12 pares de botas espaciais, câmeras, ferramentas e filme.
1 placa assinada por Richard Nixon
Foi durante os mandatos do ex-presidente Richard Nixon que rolaram as 6 missões tripuladas à Lua. Em reconhecimento, uma placa com sua assinatura foi deixada por lá.
Obras de arte de Andy Warhol, Robert Rauschenberg e Claes Oldenburg
Imagine um museu na Lua. Nos anos 1960, o escultor Forrest Myers juntou um grupo de artistas para deixarem suas marcas em uma pequena peça de arte, que seria deixada na Lua. Como a NASA não aprovou a ideia, Myers teria pedido a um engenheiro da Apollo 12 para contrabandear a dita cuja para o espaço. É por isso que ninguém garante que isso seja verdade. Mas vai que…
2 bolas de golfe
Durante a missão da Apollo 14, Alan Shepard levou tacos e bolas de golfe para a Lua, experimentando suas tacadas por lá.
1 obra de arte controversa
David Scott, astronauta da Apollo 15, também deixou uma obra de arte em solo lunar: o Astronauta Caído é uma estátua de alumínio criada pelo artista belga Paul Van Hoeydonck.
1 pena de falcão
Baggin, falcão mascote da Força Aérea americana foi o “doador” da pena usada em experimentos que demonstravam a falta de gravidade na Lua.
1 retrato da família de um astronauta
O astronauta Charles Duke deixou uma foto dele com sua esposa, Dorothy, e os filhos Charles e Thomas, com uma mensagem endereçada a alienígenas. Só por garantia.
Levando em conta o espírito porcalhão do ser humano, poderia ter sido bem pior, vai…