Uma coisa que assombra muitos arquitetos, engenheiros e qualquer pessoa que se interesse por história é como algumas construções da antiguidade foram erguidas.
Sem o uso de maquinário especial e em condições adversas, grande parte desses prédios foram construídos há centenas e até milhares de anos, e continuam aí, em pé, resistindo ao tempo, guerras e terremotos, tudo graças à incrível criatividade de seus arquitetos – e à aplicação perfeita de cálculos matemáticos.
Bora conhecer alguns deles?
Panteão
Localizado em Roma, o Panteão foi reconstruído por Adriano em 126 aC, como um templo dedicado a vários deuses. Com o avanço do cristianismo, o local foi transformado em uma igreja católica, e permanece como tal até os dias de hoje. Por lá estão sepultados o rei Vitório Emanuel II e o artista plástico-que-virou-tartaruga-ninja Rafael.
Teatro de Marcelo
Construído por volta de 13 aC, o Teatro de Marcelo já foi considerado um dos maiores teatros a céu aberto de Roma. Depois de passar por diversas modificações ao longo da história, hoje ele tem uma parte que é utilizada como apartamentos.
Castelo de Sant’Angelo
Também em Roma, o Castelo de Sant’Angelo foi concluído em 139 aC, com o objetivo de ser o mausoléu de Adriano. Por volta de 400 aC, o local foi transformado em um forte, e hoje também abriga um museu.
Torre de Hércules
Este farol romano está localizado próximo a A Coruña, na Espanha. Com mais de 1900 anos, a Torre de Hércules continua em uso nos dias de hoje.
Coliseu
Provavelmente uma das construções mais famosas da Itália – e também do mundo -, o Coliseu já foi o palco das mais sangrentas lutas da história, protagonizadas por gladiadores. Hoje, além de receber milhares de turistas por ano, também sedia eventos culturais.
Igreja de Santa Sabina
Desde a sua construção, lá em 422 aC, a Igreja de Santa Sabina em Roma não mudou praticamente nada.
Basílica de Constantino
Localizada em Trier, na Alemanha, a Basílica de Constantino foi construída no início do século 4 dC. O local também abrigava um palácio, além da igreja. Hoje, a basílica é usada por uma congregação da Igreja Evangélica de Rhineland.
Santa Sophia
A Hagia Sophia, também conhecida como Santa Sophia, foi construída entre os anos de 532 e 537 dC, em Istambul, na Turquia. Na época, a cidade fazia parte do Império Bizantino, e o prédio abrigava a Catedral de Constantinopla. Entre 1453 e 1931, a Santa Sophia foi transformada em mesquita, e em 1935 foi transformada em um museu. Essa verdadeira joia arquitetônica é parada obrigatória para quem visita a Turquia.
Mesquita de Uqba
Construída em 670 dC na Tunísia, a Mesquita de Uqba – também chamada de Grande Mesquita de Kairouan, é uma das mesquitas mais antigas do mundo.
Igreja da Natividade
Em Jerusalém, a Igreja da Natividade foi construída por volta de 326 dC em Belém e é associada ao local onde Jesus Cristo teria nascido. O local é considerado uma das igrejas católicas mais antigas do mundo.
Angkor
O templo de Angkor Wat, no Camboja, foi construído no século 13 dC e até hoje recebe eventos religiosos.
Templo de Nanchan
Localizado na província de Shanxi, na China, o Templo de Nanchan foi construído por volta de 782 dC. O Grande Salão de Buda é a estrutura de madeira mais antiga da China.
Acoma Pueblo
Esse povoado de índios americanos localizado no Novo México, Estados Unidos, soma mais de 2 mil anos.