Imagine um animal extremamente raro, e ao mesmo tempo bem estranho. É assim a rã musgo vietnamita. Como o próprio nome já diz, este anfíbio é encontrado originalmente no Vietnã, e tem uma aparência semelhante ao musgo.
Recentemente, o Costwold Wildlife Park em Oxfordshire, no Reino Unido, deu as boas-vindas a 8 novas rãs, que deixaram de ser girinos há pouco mais de 2 meses. Ainda assim, eles continuam sendo mantidos em uma incubadora especial no parque.
As fêmeas da espécie costumam ser maiores que os machos e chegam a até 9 cm. No mundo dos anfíbios, eles são descritos como tendo a melhor camuflagem, graças a uma pele que mistura verde, marrom e preto, tornando-os quase que impossíveis de se visualizar na natureza.
Originária das encostas íngremes das montanhas do norte do Vietnã, a espécie ficou fora do alcance de cientistas e pesquisadores por décadas, e exatamente por isso se sabe muito pouco sobre ela.
E quando eles conseguem ser visualizados? Eles se enrolam como se fossem uma bola e permanecem imóveis, se fingindo de mortos.
A Rã Musgo Vietnamita está na lista de animais ameaçados da União Internacional para a Conservação da Natureza e é protegida pelo governo do Vietnã.