Achou o título desse texto bizarro? Você não está sozinho. Mas tão bizarro quanto o título deste texto em si está a pergunta que ele traz: afinal, por que há tantas pinturas medievais de pessoas lutando contra lesmas gigantes? Será que as lesmas tinham algum significado especial naquela época?
A resposta curta é que, para variar, não existe uma única explicação para esta questão, mas um monte de teorias que têm sido construídas nos últimos anos por pesquisadores e estudiosos.
Especialista em estudos medievais, Lisa Spangenberg defende que a representação da lesma nestas pinturas seria um lembrete de como a morte é inevitável, em uma referência ao salmo 58 da Bíblia, mais especificamente aos versículos 7 e 8. “Sumam-se como águas que se escoam; sejam pisados e murcham como a relva macia./ Sejam como a lesma que se derrete e se vai; como o aborto de mulher, que nunca viu o sol.”
Isso significa que, assim como a lesma, até mesmo o cavaleiro com a melhor amadura, um dia também irá perecer.
Essa história, entretanto, não para por aí.
Lá em 1850, o colecionador de livros Conde de Bastard teorizou sobre uma imagem em particular de uma lesma, que segundo ele tinha a pretensão de representar a Ressurreição, uma vez que ele descobriu a pintura em dois manuscritos que falavam do despertar de Lázaro.
Em sua pesquisa mais conhecida sobre o assunto, Lilian Randall propôs que a lesma seria um símbolo dos Lombardos, um grupo desprezado no início da Idade Média por se comportarem de forma traidora, cometer o pecado da usura e não serem cavaleiros. Essa interpretação explica por que a lesma é tão frequentemente vista de forma antagonista aos cavaleiros em armaduras, mas não explica por que o cavaleiro normalmente é representado no lado perdedor da batalha, ou por que esta imagem em particular se tornou tão popular nas margens de textos não históricos – ou seja, livros de orações.
Há, ainda, estudiosos que descrevem que o cavaleiro x lesma é uma representação das batalhas dos pobres contra a aristocracia rica, uma declaração direta da reputação de encrenqueira da lesma como uma peste de jardins, uma referência a alpinistas sociais ou ainda um símbolo picante da sexualidade feminina.
É claro que há, ainda, mais uma interpretação religiosa. Há imagens em que a lesma é retratada com a cabeça careca e uma barba, o que pode ser uma referência a São Paulo.
A verdade é que, no final das contas, a lesma poderia realmente significar de tudo um pouco, de acordo com o contexto no qual ela foi inserida. Talvez a conclusão mais aceitável é a de que a imagem está aberta a interpretações, assim como a letra de Stairway to Heaven, do Led Zeppelin. As pessoas entendem e interpretam do jeito que querem.
E você, o que acha?